Oiá não podia ter filhos. Procurou o conselho de um babalawo. Ele revelou-lhe que somente teria filhos quando fosse possuída por um homem com violência.
Um dia Xangô a possuiu assim e dessa relação Oiá teve nove filhos. Desses filhos, oito nasceram mudos. Oiá procurou novamente o babalawo. Ele recomendou que ela fizesse oferendas. Tempos depois nasceu um filho que não era mudo, mas tinha uma voz estranha, rouca, profunda, cavernosa. Esse filho foi Egungun, o antepassado que fundou cada família. Foi Egungun, o ancestral que fundou cada cidade. Hoje, quando Egungun volta para dançar entre seus descendentes, usando suas ricas máscaras e roupas coloridas, somente diante de uma mulher ele se curva. Somente diante de Oiá se curva Egungun.
[ Lenda 180 do Livro Mitologia dos Orixás de Reginaldo Prandi ]
Um dia Xangô a possuiu assim e dessa relação Oiá teve nove filhos. Desses filhos, oito nasceram mudos. Oiá procurou novamente o babalawo. Ele recomendou que ela fizesse oferendas. Tempos depois nasceu um filho que não era mudo, mas tinha uma voz estranha, rouca, profunda, cavernosa. Esse filho foi Egungun, o antepassado que fundou cada família. Foi Egungun, o ancestral que fundou cada cidade. Hoje, quando Egungun volta para dançar entre seus descendentes, usando suas ricas máscaras e roupas coloridas, somente diante de uma mulher ele se curva. Somente diante de Oiá se curva Egungun.
[ Lenda 180 do Livro Mitologia dos Orixás de Reginaldo Prandi ]
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