sábado, 19 de julho de 2008

Chakras

CHAKRA palavra originária do sânscrito, significa ‘roda ou disco’. Ficam na superfície do perispírito. Os centros de energia fluídica, chamados chakras, são através deles que se emanam o prana (energia vital). São criadores das glândulas (sistema endócrino). Entre essas glândulas, a pineal representa um papel importante no desenvolvimento do homem, pois ela reativa e restabelece a ligação direta com o mental superior, ampliando a consciência e determinando a chamada 3a visão. Depois do prana penetrar no chakra, a energia primária volta a irradiar de si mesma em ângulos retos, como se o centro do vórtice fosse o cubo de uma roda e as radiações de energia primária os seus raios, que enlaçam o duplo etérico com o corpo astral. O número de raios difere em cada um dos chakras e determina o número de ondas ou pétalas que possuem. Cada uma das energias secundárias que fluem ao redor do vórtice tem sua peculiar longitude de onda e uma luz de determinada cor. Mas em vez de se mover em linha reta, move-se em ondas relativamente amplas e de diversos tamanho e o número de ondulações está determinado pelo número de raios do vórtice. As funções dos vórtices são as de manter transferências energéticas entre a totalidade do ser humano ou intercâmbios entre sua presença biopsicoespiritual e as energias externas. Cada nível de energia opera com seus respectivos centros e tratando-se dos vórtices localizados no corpo etérico, as transferências energéticas serão as que correspondem a essa modalidade. Quando já totalmente desenvolvidos, assemelham-se a círculos de uns 5cm de diâmetro, que brilham timidamente no homem, mas que, ao se excitarem, aumentam de tamanho e se mostram com refulgentes torvelinhos, parecendo dimimutos sóis. Pelo aspecto se compreenderá que os chakras diferem de tamanho e de brilho, segundo a pessoa e ainda, no mesmo indivíduo, podem ser uns mais vigorosos do que os outros. No homem bastante desenvolvido, aparecerá maior e mais radiante, emitindo fúlgidos raios de ouro, passando por eles, portanto, uma quantidade muito maior de energia, tendo assim um aumento de suas faculdades de potências. Segundo seu tamanho e funções, os vórtices podem ser classificados em magnos, grandes, médios e pequenos. Os magnos são os de maior tamanho e importância e estão vinculados com importantes zonas ou órgãos do corpo humano.

CHAKRA UMERAL

Fica nas costas, na altura da omoplata esquerda. É o chakra espiritual, pois através dele que as energias se conectam. É o chakra mediúnico e de proteção, porque equilibra as energias positivas e negativas em excesso. É um gerenciador energético. Não tem vórtices, mas há 02 hélices (pétalas) que giram no sentido horário quando captam energias (incorporação) e no anti-horário quanto repelem energias (desincorporação). Tem coloração variável, mas o azul claro e o verde são predominantes. Oscila entre as outras matizes de acordo com a energia que está sendo captada.


CHAKRA CORONÁRIO (corona – coroa) OU SAHARRARA

Está situado na zona superior da cabeça, coroando a mesma. É o mais iluminado de todos quando está em plena atividade, pois oferece abundância de indescritíveis efeitos cromáticos e vibra com muita rapidez. Parece conter todas as matizes do espectro, ainda que no conjunto predomine o branco e o violeta. Os livros da Índia o denominam "a flor de 1.000 pétalas", pois são 960 as radiações da energia primária que recebe. Este chakra apresenta uma particularidade em seu desenvolvimento: no princípio, é como todos os demais chakras - uma depressão no duplo etérico pela qual penetra a energia divina, mas quando o homem evolui, o chakra coronário reverte de dentro para fora e já não é um canal receptor, mas um foco radiante de energia. No homem evoluído, fulgura com tanto esplendor que emerge em sua cabeça como uma verdadeira coroa. O talo deste vórtice termina na glândula pineal.


CHAKRA FRONTAL OU AJNA

Está situado entre as sobrancelhas e parece dividido em 02 metades. Uma em que predomina a cor rosada e a outra uma espécie de azul-violeta. Se observarmos as ondulações análogas às dos chakras anteriores, veremos que cada uma de suas metades está subdividida em 48 ondulações ou seja, 96 pétalas. O brusco salto no número de raios demonstra que são chakras de uma ordem inteiramente distinta da ordem dos atá agora falados. Seu talo enerva-se passando pela zona média das glândulas hipófise e continua até terminas no espaço compreendido entre a 1a e a 2a vértebras cervicais.


CHAKRA LARÍNGEO OU VISHUDDHA

Está situado na garganta, na base do pescoço, e tem 16 raios. Embora haja bastante do azul em sua cor, o tom predominante é o prata brilhante, parecido com a luz da lua e em seus raios predominam, alternados, o azul e o verde. Este chakra tem relação com a glândula tireóide e seu talo pode terminar nela, como também pode ter conexões variáveis.


CHAKRA CARDÍACO (cardia - coração) OU ANAHATA

Está situado na zona do coração. É relacionado com o plexo nervoso, de mesmo nome. É brilhante da cor do ouro, e cada um de seus quadrados está dividido em 03 partes, tendo assim 12 ondulações, pois sua energia primária se subdivide em 12 pétalas. Seu talo canaliza-se pelo orifício da mama esquerda, atravessa o plexo cardíaco e termina no espaço compreendido entre a 1a e a 2a vértebras dorsais.


CHAKRA UMBILICAL OU MANIPURA

Está situado no umbigo, faz parte do plexo solar e recebe a energia primária que se subdivide em 10 radiações, de modo que vibra como se estivesse dividido em 10 pétalas. Está totalmente ligado com os sentimentos e emoções. Sua cor predominante é a mistura de vermelho e verde, predominando o verde. Este chakra atravessa o plexo solar e termina na coluna vertebral entre a 8a e a 9a vértebras dorsais.


CHAKRA ESPLÊNICO (splen – baço) OU SWUADHISHTANA

Está situado no baço e sua função é subdividir e difundir a vitalidade solar. Esta vitalidade surge neste chakra, subdividida em 07 modalidades; 06 correspondem aos seis raios do chakra e a 7a fica concentrada no centro. Tem portanto, 06 pétalas de diversas cores e é muito radiante. Sua cor predominante é o rosa avermelhado. Seu talo atravessa o plexo hepático e vai terminar na zona compreendida entre a 1a e a 2a vértebra lombar. Órgãos: fígado, rim e baço.


CHAKRA BÁSICO OU MULADHARA

Situado no cóccix. Recebe uma energia primária que emite 04 raios entre vermelhos e alaranjados com um vazio entre eles, resultando aí estarem como que assinalados como o sinal da cruz. Por isso, costuma-se usar a cruz como símbolo deste chakra. Seu talo atravessa o plexo pélvico e hipogástrico e termina entre a 1a vértebra sacra e a 1a cóccica.

Nenhum comentário: