sábado, 19 de julho de 2008

Orunmilá recebe de Obatalá o cargo de babalawo

Fazia muito tempo que Obatalá admirava a inteligência de Orunmilá. Em mais de uma ocasião Obatalá pensou em entregar a Orunmilá o governo do mundo. Pensou em entregar a Orunmilá o governo dos segredos, os segredos que governam o mundo e a vida dos homens. Mas quando refletia sobre o assunto acabava desistindo.
Orunmilá, apesar da seriedade de seus atos, era muito jovem para missão tão importante. Um dia, Obatalá quis saber se Orunmilá era tão capaz quanto aparentava e lhe ordenou que preparasse a melhor comida que pudesse ser feita.
Orunmilá preparou uma língua de touro e Obatalá comeu com prazer. Obatalá, então, perguntou a Orunmilá por qual razão a língua era a melhor comida que havia. Orunmilá respondeu:
“Com a língua se concede axé, se ponderam as coisas, se proclama a virtude, se exaltam as obras e com seu uso os homens chegam à vitória”.
Após algum tempo, Obatalá pediu a Orunmilá para preparar a pior comida que houvesse. Orunmilá lhe preparou a mesma iguaria. Preparou língua de touro. Surpreso, Obatalá lhe perguntou como era possível que a melhor comida que havia fosse agora a pior. Orunmilá respondeu:
“Porque com a língua os homens se vendem e se perdem. Com a língua se caluniam as pessoas, se destrói a boa reputação e se cometem as mais repudiáveis vilezas”.
Obatalá ficou maravilhado com a inteligência e precocidade de Orunmilá. Entregoi a Orunmilá nesse momento o governo dos segredos. Orunmilá foi nomeado babalawo, palavra que na língua dos orixás quer dizer pai do segredo. Orunmilá foi o primeiro babalawo.

[ Lenda 271 do Livro Mitologia dos Orixás de Reginaldo Prandi ]

Nenhum comentário: