sábado, 19 de julho de 2008

Obaluayê tem as feridas transformadas em pipoca por Yansã

Chegando de viagem à aldeia onde nascera. Obaluayê viu que estava acontecendo uma festa com a presença de todos os orixás. Obaluayê não podia entrar na festa, devido à sua medonha aparência. Então, ficou espreitando pelas frestas do terreiro.
Ogum, ao perceber a angústia do orixá, cobriu-os com uma roupa de palha que ocultava sua cabeça e convidou-se entrar e aproveitar a alegria dos festejos. Apesar de envergonhado, Obaluayê entrou, mas ninguém se aproximava dele. Iansã tudo acompanhava com o rabo do olho. Ela compreendia a triste situação de Omolu e dele se compadecia.
Iansã esperou que ele estivesse bem no centro do barracão. O xirê estava animado. Os orixás dançavam alegremente com suas ekédjis. Iansã chegou então bem perto dele e soprou suas roupas de mariwo, levantando as palhas que cobriam sua pestilência. Nesse momento de encanto e ventania, as feridas de Obaluayê pularam para o alto, transformadas numa chuva de pipocas, que se espalharam brancas pelo barracão.
Obaluayê, o deus das doenças, transformou-se num jovem, num jovem belo e encantador. Obaluayê e Iansã Igbale tornaram-se grandes amigos e reinaram juntos sobre o mundo dos espíritos, partilhando o poder único de abrir e interromper as demandas dos mortos sobre os homens.

[ Lenda 99 do Livro Mitologia dos Orixás de Reginaldo Prandi ]

Nenhum comentário: