sábado, 19 de julho de 2008

Xangô é condenado por Oxalá a comer como os escravos

Xangô Airá, aquele que se veste de branco, foi um dia às terras do velho Oxalá para levá-lo à festa que faziam em sua cidade. Oxalá era velho e lento, por isso Xangô Airá o levava nas costas. Quando se aproximavam do destino, viram a grande pedreira de Xangô, bem perto de seu grande palácio.
Xangô levou Oxalufã ao cume, para dali mostrar ao velho amigo todo o seu império e poderio. E foi de lá de cima que Xangô avistou uma belíssima mulher mexendo sua panela – era Oyá! Era o amalá do rei que ela preparava! Xangô não resistiu a tamanha tentação. Oyá e amalá! Era demais para a sua gulodice, depois de tanto tempo pela estrada.
Xangô perdeu a cabeça e disparou caminho abaixo, largando Oxalufã em meio às pedras, rolando na poeira, caindo pelas valas. Oxalufã se enfureceu com tamanho desrespeito e mandou muitos castigos, que atingiram diretamente o povo de Xangô. Xangô, muito arrependido, mandou todo o povo trazer água fresca e panos limpos. Ordenou que banhassem e vestissem Oxalá. Oxalufã aceitou todas as desculpas e apreciou o banquete de caracóis e inhames, que por dias o povo lhe ofereceu. Mas Oxalá impôs um castigo eterno a Xangô. Ele que tanto gosta de fartar-se de boa comida. Nunca mais pode Xangô comer em prato de louça ou porcelana. Nunca mais pode Xangô comer em alguidar de cerâmica. Xangô só pode comer em gamela de pau, como comem os bichos de casa e o gado e como comem os escravos.

[ Lenda 158 do Livro Mitologia dos Orixás de Reginaldo Prandi ]

Nenhum comentário: