sábado, 19 de julho de 2008

Santo Antônio: Ogun ou Exu?

HISTÓRIA

Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua (nasceu na capital portuguesa; seus últimos dias na cidade italiana), chamava-se Fernando, antes de ingressar na Ordem dos Franciscanos, em Coimbra.

Por conta da doutrina propagada como frade menor, é o santo padroeiro dos pobres. Também era evocado para achar coisas perdidas, tal como são Longuinho. No dia que lhe é consagrado, distribuem-se pãezinhos que devem ser guardado numa lata de mantimentos, como 'amuleto' que garante que não falte comida durante o ano.

A escolha de Santo Antônio como padroeiro dos namorados deve-se a uma lenda a conta que este santo português, durante o tempo em que esteve em França, se dirigiu a um povoado onde casar era considerado um pecado. No local, o santo pregou sobre a importância da formação das famílias, vindo daí tradição que o tornou popular como santo casamenteiro.

Aqui no Brasil, institui-se 12 de Junho como dia (comercial) dos namorados em 1949, quando o técnico de publicidade João Dória - trabalhando para a Agência Standard Propaganda - encetou uma campanha para melhorar as vendas da extinta loja Clipper no decorrer de Junho - um mês bastante fraco para o comércio - lançando o slogan "Não é só de beijos que se prova o amor". O êxito foi imediato, tendo a Standard ganho o título de agência do ano. A idéia estava lançada, com o apoio da Confederação de Comércio de São Paulo e o júbilo de todos os comerciantes.

SANTO ANTÔNIO – SINCRETISMO – OGUM x EXU

Na tradição católica, de acordo com historiadores, foi assentado como praça da Infantaria portuguesa por ter intercedido no ‘milagre’ da vitória sobre as forças espanholas e francesas. Chegou as posto de Tenente-Coronel.

No Brasil, ‘auxiliou’ nas lutas contra o Quilombo dos Palmares (pela Capitania de Pernambuco) e a esquadra de corsários franceses de Duclerc (na Capitania do Rio de Janeiro). Ficou no posto de Tenente-Coronel até a Proclamação da República, quando teve seu soldo abolido pelo Marechal Hermes da Fonseca.

Tal identificação como padroeiro de incursões militares levou o santo frade a ser sincretizado com o orixá Ogum na Bahia, por exemplo.

À época da escravidão, os negros eram forçados a abjurar suas crenças em favor do domínio da Igreja Católica Apostólica Romana, sendo também obrigados a adotarem nomes de santos, como Antônio, Benedito, João, etc. Na Umbanda, santo Antônio é tido como um padroeiro destes espíritos de escravos africanos, que identificamos por pretos velhos, nomeando entidades desta falange.

Exu é o movimento, a dinâmica da vida, através dele que Criador e criaturas interagem (pela fala), também atuando na perpetuação dos seres (reprodução. O símbolo deste Orixá é o falo - órgão sexual masculino -, que simboliza a fertilidade).

Pode-se conjecturar uma ligação (mas não há sincretismo) de santo Antônio com Exu porque o matrimônio sela um compromisso de continuidade dos homens (pela família). Suas características controversas – provocador, brincalhão, astuto, sensual – o associaram ao Satanás católico. Por ferir a moral cristã, levou a Umbanda não absorvê-lo como divindade, esta apenas cultua espíritos homônimos e análogos – os exus e pombogiras. Para os yorubá, etnia da qual absorvemos a cultura dos Orixás, não existe conceito de pecado, nem divindade que seja a antítese de Deus (para eles, Olodumare).

O tamanho e formato dos cornos entre os animais denotam que o macho é mais forte, o dominante do rebanho. Alguns povos da Antigüidade, como os vikings, adotavam tais adornos com o mesmo propósito, de demonstrar virilidade e força. O Orixá Exu, quando assentado, tem sua cabeça moldada na tabatinga com um prolongamento no topo relembrando o falo, também podendo ser fixado nela chifres de boi, ambos tendo a mesma representação, o que explica a aparência das imagens de exus e pombogiras vendidas em lojas de artigos religiosos. A figura do diabo é um ser obsceno, incitador do pecado da carne.

(FONTE: considerações da administração do blog)

Nenhum comentário: