sábado, 19 de julho de 2008

Oyá é dividida em nove partes

Antes de tornar-se esposa de Xangô, Oiá vivia com Ogum. Ela vivia com o ferreiro e ajudava-o em seu ofício, principalmente manejando o fole para ativar o fogo na forja. Certa vez Ogum presenteou Oiá com uma varinha de ferro, que deveria ser usada num momento de guerra. A varinha tinha o poder de dividir em sete parte os homens e em nove partes as mulheres. Ogum dividiu esse poder com a mulher.
Na mesma aldeia morava Xangô. Xangô sempre ia à oficina de Ogum apreciar seu trabalho e em várias oportunidades arriscava olhar para sua bela mulher. Xangô impressionava Oiá por sua majestade e elegância.
Um dia, os dois fugiram para longe de Ogum, que saiu enciumado e furioso em busca dos fugitivos. Quando Ogum os encontrou, houve uma luta de gigantes. Depois de lutar com Xangô, Ogum aproximou-se de Oiá e a tocou com a sua varinha. E nesse mesmo tempo Oiá tocou Ogum também. Foi quando o encanto aconteceu:
Ogum dividiu-se em sete partes, recebendo o nome de Ògun Meji, e Oiá foi dividida em nove partes, sendo conhecida por Iansã, “Iyámesan”, a mãe transformou-se em nove.

[ Lenda 175 do Livro Mitologia dos Orixás de Reginaldo Prandi ]

Nenhum comentário: